FAAP Fundação Armando Alvares Penteado

Fala Mulher, releitura de Frida Kahlo

Exposição na FAAP faz releitura em tecido das obras de Frida Kahlo

Trabalhos manuais feitos em tecido que propõem uma releitura das obras da artista mexicana Frida Kahlo estarão em exposição, de 24 de agosto a 05 de setembro, no campus da FAAP, em São Paulo.

A mostra “Fala Mulher, releitura de Frida Kahlo” apresenta 10 peças feitas em tecidos emendados, formando combinações de cores e desenhos, o chamado patchwork. Foram desenvolvidas por mulheres em situação de risco social e violência doméstica, que participaram de uma oficina de aperfeiçoamento, realizada pelo Centro de Integração Social da Mulher, administrado pela Associação Fala Mulher.

A FAAP, parceira do projeto, auxiliou nos estudos sobre Frida Kahlo e no desenvolvimento dos trabalhos, por meio do seu programa ‘Alunos Ensinam’. O projeto envolveu duas etapas. A primeira, uma visita educativa à exposição Século XX – Acervo do MAB, que esteve em cartaz no Museu de Arte Brasileira da FAAP, para estudar a produção artística feminina a partir das obras presentes na mostra.

Na segunda etapa, as mulheres participaram de um workshop sobre monotipia (técnica de gravuras com uma única impressão), ministrado pelos alunos da Faculdade de Artes Plásticas. Também tiveram aulas sobre Frida Kahlo, com o intuito de entender suas obras, técnicas utilizadas, entre outras questões. O resultado de todo esse processo culminou na exposição.

“Fala Mulher, releitura de Frida Kahlo” pode ser conferida no prédio 1 da FAAP (1º andar), próximo ao mezanino do MAB-FAAP, de segunda a sexta-feira - com exceção de terça-feira - das 10h às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

Sobre o projeto Alunos Ensinam

O programa Alunos Ensinam da FAAP consiste em estimular que os estudantes da instituição promovam atividades de responsabilidade social ligadas ao seu curso. A ideia é que esses alunos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula, além de suas habilidades, ajudando organizações não governamentais e entidades beneficentes, a partir do trabalho voluntário.

Sobre a Associação Fala Mulher

A Associação Fala Mulher é uma entidade sem fins lucrativos que oferece atendimento Ã s mulheres vítimas de violência doméstica; crianças, adolescentes e idosos que tiveram seus direitos violados, através de assistência jurídica e social, que vai desde a orientação por equipes multidisciplinares composta por advogados, psicólogos, assistentes sociais e educadores até assistência de segurança em casa abrigo sigilosa.

 

Compartilhar Facebook Compartilhe