Regulamento

REGULAMENTO


O Concurso tem como objetivo incentivar os alunos do curso de Moda da FAAP a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, simulando o processo de lançamento de coleção praticado pelo mercado de Moda Brasileira. Tendo para isso o acompanhamento de profissionais da moda, como stylist, diretor de casting e desfile, DJ, cabelo e maquiagem, produção e coreografia.
Poderão participar do Concurso Faap Moda, qualquer aluno(a) regulamente matriculado no curso de graduação em Moda da Faap.
A inscrição no Concurso Faap Moda implica na aceitação deste regulamento.  

1ª FASE CONCURSO FAAP MODA

A avaliação pelos jurados da 1ª Fase Concurso Faap Moda será feita totalmente on-line através de arquivos digitais.

A inscrição de cada participante será concretizada a partir da entrega online do projeto pela plataforma Canvas (tarefas) conforme as normas deste regulamento. Não serão aceitos projetos entregues após o prazo estipulado ou faltando qualquer dos itens abaixo descritos:

  1. Texto conceito, com até 300 palavras, fonte livre, para descrever o “Conceito de Criação” da coleção apresentada. Os conceitos principais apresentados na 1ª fase deverão ser realizados/executados na 2ª fase, ex. Sustentabilidade, matérias especiais, impressões 3D...
  1. Painel/moodboard com imagens de inspiração da coleção. O numero de imagens e montagem do painel é de escolha livre. As imagens devem estar em boa resolução. Especificar referencia da fonte e credito da imagem.
  2. A coleção deve ser composta por 06 (seis) looks, sendo os croquis, desenhos de base e coleções autorais, podendo ocorrer a desclassificação caso o plagio seja comprovado, mesmo que posteriormente.
  3. Apresentar os croquis (desenhos ilustrativos) de criação coloridos com técnica livre, composto por desenhos de frente, costas e, se necessário, detalhes de cada um dos 06 looks criados.
  4. Desenho planificado em formato de ficha técnica de cada peça da coleção, apresentadas com especificações de materiais, acabamento e detalhes de confecção. Cada desenho técnico deve estar disposto com a imagem pequena do croqui de referencia ao lado.
  5. Apresentar cartela de cores sugeridos na confecção das peças criadas.
  6. Colocar imagens das matérias a serem utilizadas (tecidos,malhas,couros...) que serão indicados do modo digital, não havendo a necessidade (devido a entrega ser on-line) de amostras físicas nessa etapa do concurso. As imagens devem demonstrar a textura e caimento das matérias; bem como o esquemático da “maquetes” a ser confeccionada. Usar desenho a mão livre escaneado ou desenho computadorizado, colagem de imagem para representar o caimento dos tecidos.
  7. Os itens acima devem estar dispostos em 2 pranchas legíveis em formato PDF com até 20MB cada prancha, seguindo modelo disponível no Canvas. Em cada prancha colocar o Título da coleção e o pseudônimo utilizado na coleção
    Prancha 1: Conceito e ideia da coleção
    Prancha 2: desenhos técnicos, tecidos e matérias.

    ATENÇÃO: Os participantes que assinarem os croquis com o nome próprio ou qualquer forma de identificação que associe ao seu nome próprio serão desclassificados do concurso.


PRAZO FINAL DE INSCRIÇÃO:  Até 06  DE MAIO DE 2020 às 23h00

Os projetos de coleção deverão ser entregues pelo Canvas no item Tarefa do Concurso Faap Moda.

2ª FASE CONCURSO FAAP MODA

Participarão da 2ª fase do concurso, os 06 (seis) alunos finalistas selecionados na 1ª Fase.

  1. Uso das oficinas e Ateliês:
    • Estas são de uso exclusivo dos alunos (regularmente matriculados), que devem cumprir os horários normais e regras de funcionamento das oficinase ateliês, sendo o uso permitido apenas enquanto as equipes técnicas da FAAP, responsáveis pelas oficinas, estiverem presentes.
    • Não será permitido o uso dos Ateliers/Oficinas, por terceiros contratados ou não pelos finalistas.
    • É permitido a presença/acompanhamento de modelistas/costureiras durante provas de roupa acompanhadas pela equipe do Faap Moda.
    • Durante as reuniões do concurso, as quais ocorrerem dentro destes Ateliers/Oficinas e que ultrapassarem o horário normal de funcionamento dos mesmos, fica proibido o uso do maquinário disposto nas instalações no local por qualquer pessoa.

  2. Prazos e Presença na 2ª Fase:
    • É obrigatória a presença dos selecionados nas reuniões pré-agendadas pela Organização do Concurso com os profissionais envolvidos, devendo os selecionados apresentar todos os itens solicitados para a reunião, salvo algumas exceções previamente acordadas com a coordenação do concurso.
    • Entregas de croquis digitalizados e aprovação de texto release, bem como todos os itens especificados no cronograma são obrigatórios e os prazos devem ser cumpridos.

  3. Sobre as coleções apresentadas
    • Quaisquer alterações nos looks devem ser feitas com prévia autorização da Organização do Concurso.
    • Alterações que descaracterize os looks apresentados na 1ª Fase NÃO serão permitidas.
    • A confecção da coleção com 06 looks é de inteira responsabilidade do aluno participante, tendo acompanhamento da equipe do concurso.
    • As roupas deverão ser confeccionadas no manequim 36 e Homens 40, salvo algumas exceções previamente acordadas com a coordenação do concurso.
    • O Casting (escolha do(a)s modelo(a)s) será realizado através de fotos ou composit, com a presença dos participantes selecionados e da coordenação e equipe do Concurso.
    • Cumprimento dos Prazos, regras, qualidade da coleção confeccionadas e dos acabamentos, são requisitos básicos e obrigatórios a serem cumpridos pelos participantes na 2ª Fase.
    • O não atendimento destes itens implica na desclassificação e não participação da final do concurso a ser realizada através do desfile público.

  4. Ajuda de custo:
    • O(a)s Aluno(a)s que forem classificado para a 2ª fase receberão uma ajuda de custo da Faap. O valor excedente é de inteira responsabilidade do finalista.
    • Este valor será entregue ao finalista pela FAAP em 2 parcelas, contra a apresentação das notas fiscais.
    • O aluno que não apresentar notas fiscais referentes a compras de material para execução das peças e/ou prestação de serviço na área de moda, no valor total da ajuda de custo recebida da FAAP, na semana que antecede o desfile público, será desclassificado e perderá o direito de apresentar sua coleção na final do concurso.

  5. Apresentação final:
    • É de responsabilidade do aluno zelar pela qualidade da coleção apresentada, seguindo as orientações dos profissionais do concurso ao longo dos encontros da segunda fase.
    • Fica a cargo da coordenação do concurso junto a coordenação do curso desclassificar a coleção (aluno finalista) que não tenha atingido qualidade suficiente para ser apresentada ao público no desfile final.
    • A ordem de entrada das coleções, durante o desfile, será determinada pela organização do concurso junto ao diretor do desfile e stylist, levando em consideração o conjunto do desfile e trilha sonora.
    • Votação: o resultado da premiação será a média da soma das notas (0 a 5 pontos) dadas por cada jurado presente no evento. A premiação do público é dada pelo maior número de pessoas que votem através do aplicativo Faap Moda.
    • Premiação: 01 curso Extensão ou Curso Livre, oferecidos pela FAAP, com Bolsa Integral, conforme premiação abaixo descrita:
      1° Lugar Júri convidado:  01 curso de extensão em moda na Faap com até 64h.
      2° Lugar Júri convidado:  01 curso de extensão em moda na Faap com até 42h.
      3° Lugar Júri convidado:  01 curso de extensão em moda na Faap com até 42h.
      1° Lugar Público: 01 curso de extensão em moda na Faap com até 64h.
      Todos os prêmios devem ser usufruídos dentro do prazo de 12 meses após a final do concurso e são válidos apenas para os cursos que já estejam aprovados  e tenham número mínimo de participantes definido pela FAAP.

  6. Apoio de empresas aos Alunos Finalistas:
    • Todo suporte/ apoio que os alunos participantes receberem de empresas para fornecimento de artigos, mão de obra e/ou materiais para a confecção dos looks, entrarão nas mídias e divulgação como apoio e não patrocinador.
    • Patrocinadores são apenas aquelas empresas que apoiam o concurso como um todo e não apenas um único finalista.
    • Os alunos finalistas receberão uma carta de apresentação para solicitação de apoio.  Todos os apoiadores deverão ser previamente aprovados pela direção do Concurso.
    • O apoio é único e exclusivo para itens usados durante o desfile final apresentado ao público, para que seja justificado o uso dos mesmos no evento.

  7. Contato com patrocinadores do Concurso:
    • Este contato é feito exclusivamente através da organização do concurso ou coordenação do curso de moda. Ex. pedidos de tecido em empresas parceiras devem estar concentrados e passados a empresa através da organização do concurso e não pelo aluno finalista, e documentado por e-mail.
    • A organização do concurso não se responsabiliza por prazos de entrega das empresas apoiadoras/patrocinadoras  ou solicitação dos alunos fora do prazo

  8. Cessão de Imagem dos(as) Participantes, das Peças Produzidas e do Making of  
    • A participação do(a) aluno(a) implica na autorização gratuita da inserção do nome e da respectiva imagem e das imagens de todas as respectivas criações, produzidas no âmbito dos cursos e/ou concursos, na divulgação institucional da Fundação, incluindo-se, mas não se limitando a todos os seus canais de comunicação ( internet inclusive site da FAAP e outros) e de suas mídias sociais (tais como aplicativos, Facebook, Twitter, Instagram, Google + e outros), além de catálogos do evento e de outras formas de mídia. Inclusive a reapresentação das imagens veiculada. A presente autorização é concedida pelo prazo de 50 anos.
Inscrição 2020 Inscrição 2020