Os modelos de simulação de Organizações Internacionais começaram na década de 1920, quando alunos de universidades estadunidenses começaram a representar e discutir as pautas da Liga das Nações. Com a criação da Nações Unidas em 1945 e o surgimento de um complexo e diverso Sistema de organizações que traziam uma nova visão para as atividades diplomáticas, novas simulações foram surgindo no nível do ensino superior das universidades dos Estados Unidos.
A multidisciplinaridade e a potencialidade de desenvolvimento de múltiplos conceitos interpessoais fizeram com que essa atividade tivesse um boom de surgimento de modelos – no nível superior e de Ensino Médio – em meados da década de 1990. Saiba mais.
Edital: Regras de Inscrição do XIV FAAP de Discussão Estudantil
Cronograma: Acesse a programação completa aqui
Staff: Conheça nosso Staff
Pré-Fórum: O Encontro Pré-Fórum é uma nova atividade proposto pela Organização do Fórum FAAP de Discussão Estudantil com a finalidade de ser um mini-treinamento, além de um primeiro contato com os demais participantes do evento e com o Staff do evento. Saiba mais.
Em 2004, depois de serem delegados em um modelo de simulação, os alunos da graduação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado propuseram junto a Diretoria da Faculdade que fosse desenvolvido um projeto semelhante voltado para os secundaristas da cidade. Meses depois seria realizado o I Fórum FAAP de Discussão Estudantil.
Com 34 colégios e 253 delegados, foram entre os dias 26 e 29 de maio de 2005 que os primeiros alunos vieram encarar o papel de diplomatas e discutir em 7 comitês naquela primeira edição. O sucesso do projeto foi tão grande e a parceria com os colégios se mostrou tão positivo, que ano seguinte 362 delegados foram convidados a participar de 8 comitês diferentes e dai em diante o evento não parou de crescer.
Completando uma década de existência em 2015, o Fórum nunca parou de se reinventar, trazendo novos comitês como o Comitê de Inteligência do Senado Estadunidense, o Gabinete Russo, a Assembleia Geral e, em 2016, a primeiro comitê histórico na segunda edição da Assembleia Geral.
Esse projeto sempre contou com a presença de ilustres convidados que acompanharam o engajamento dos alunos e passavam algumas ideias baseadas em suas experiências no segmento por meio de Palestras nas Cerimônias de Abertura, tais como ex-subsecretário geral das Nações Unidas, Gilberto Schlitter, o ex-governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, o ex-vice-prefeito Guilherme Afif, o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, a cônsul geral do Canadá no Brasil, Abina Dann, o embaixador José Vicente de Sá Pimentel, o ex-Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavares, entre outros.
Organizado por alunos para alunos, o Fórum FAAP espera receber todos os “futuros diplomatas” que, inseridos nesse ambiente cuidadosamente preparado para dar a melhor experiência possível, vão estar encarregados de discutirem propostas para os principais problemas presentes na Agenda Internacional.
Contamos com a participação de todos vocês!
O Fórum será do dia 30 de maio a 02 de junho de 2018 no campus da FAAP em São Paulo.
A inscrição do Fórum FAAP tem duas taxas. Uma destinada ao colégio na fase da Pré-Inscrição no valor de R$80,00, paga uma única vez. A outra é POR DELEGADO e é no valor de R$210,00, após a aprovação dos applications.
As inscrições são exclusivamente online. Elas possuem três fases. Para saber mais informações, leia o edital de inscrição.
Pré Inscrição: 06/12/2017 a 26/01/2018 (PRORROGADO: 09/02/2018)
Envio dos Applications: 19/02/2018 a 09/03/2018
Resultados: 23/03/2018
Pagamento e Cadastro dos Delegados: 26/03/2018 a 06/04/2018
Baseado nas notas dos applications frente ao tamanho da delegação. Para mais detalhes, conferir o Edital de Inscrição.
Cada colégio faz a designação baseado na matriz de países indicada pelo sistema.
Um delegado indicado pelo colégio para representar todo seu grupo e levar as sugestões, reclamações e elogios para o Secretariado nas reuniões designadas.
Eventos de integração após os debates. Vale muito a pena participar.
De 2ª a 6ª, das 14h às 18h.
Apenas se seu colégio se inscreveu para um dos nossos comitês em inglês ou se você for jornalista que faz a cobertura de um desses comitês.
Individualmente os delegados são avaliados sob diversos critérios objetivos durante todo debate, ao final, os diretores irão escolher quem receberá a premiação de MELHOR DELEGADO e o MELHOR NEGOCIADOR. Coletivamente, o colégio que tiver o maior percentual de delegados premiados recebe o troféu de MELHOR DELEGAÇÃO. Paralelamente, o colégio que mais fizer doações receberá o troféu de RESPONSABILIDADE SOCIAL.