Site FAAP
faltam 70 dias

ACNUR

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados

Como evitar a xenofobia: a inserção social do refugiado

Queridos delegados,

Sejam bem-vindos ao XV Fórum FAAP de Discussão Estudantil de 2018 e ao comitê do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O ACNUR representa um projeto-piloto que tem como finalidade conduzir e coordenar ações internacionais que protejam os refugiados, que saem de seu país por conta de perseguições, como também buscar soluções duradouras para seus problemas. Os refugiados sofrem perseguições por vários motivos, dentre eles raça, religião, nacionalidade, opiniões políticas ou participações em grupos sociais. Além disso, definições mais amplas agregaram ao conceito de refugiados aqueles que foram vítimas de conflitos armados, violência generalizada e violação massiva de direitos humanos. Tais razões e obstáculos enfrentados fazem com que eles não queiram ou não possam voltar ao seu país de origem.

Nesta edição, o objetivo do comitê é ajuda-los, contribuindo com ideias e medidas que, de alguma forma, contenham meios de lutar contra a xenofobia e humilhações, ademais do fato de promover formas de reinserção no meio social. O ACNUR é, pois, para eles, a última esperança de retorno a uma vida mais digna, com melhores condições.

Portanto, diante desse cenário delicado e complexo, a mesa está ansiosa para auxiliá-los no processo de discussão que visa aprimorar o debate sobre o tema proposto e fundamentar recomendações e resultados para a inserção social do refugiado. Nosso desejo é que todos tenham um excelente processo de estudo e que isso cause enorme impacto, afim de que o fechamento do debate seja de grande sucesso tanto no comitê em questão, como para todo o evento.

Bruna Assunção,
Ilana Sabino,
Mariana Coelho

Top