Site FAAP
faltam 5 dias

UNESCO

Organização Das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

O desaparecimento de pequenas ilhas do Pacífico: o risco do desaparecimento de culturas em decorrência do aumento do nível dos oceanos

Bem-vindos, delegados!

O tema que será abordado pelo comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, nesta edição do evento, é “O desaparecimento de pequenas ilhas do Pacífico: o risco do desaparecimento de culturas em decorrência do aumento do nível dos oceanos”.

Nos últimos anos, surgiram vários relatos sobre casos de ilhas que estão desaparecendo e comunidades tendo de se mudar para manter sua sobrevivência. Em um cenário desse, a UNESCO considera pertinente a discussão, levando em conta a preservação das culturas de cada uma dessas ilhas e possíveis desenvolvimentos científicos que possam ser feitos nessa área do conhecimento.

Um estudo realizado nos 33 territórios das ilhas Salomão, entre os anos de 1947 e 2014, relata o desaparecimento de cinco ilhas. Kale, Zollies, Rehana, Kakatina e Rapita eram desabitadas, porém compunham um ecossistema e faziam parte da rotina de comunidades próximas como pontos de pesca. A velocidade com que elas submergiram foi considerada incomum.

Kiribati, no Pacífico, que possui cerca de 100 mil habitantes, está ameaçada de desaparecer em cerca de 60 anos. Isso fez com que o presidente do país pensasse em medidas extremas como a realocação dos habitantes em novos Estados, o que representa um choque cultural.

Esses são apenas algumas ilhas perdendo territórios para o oceano ou desaparecendo 100%, devido a uma elevação do nível do mar de 3% para 7% ao ano. Percentual que se mostra presente em apenas alguns territórios no momento, mas estima-se que até o fim do século seja um fator universal.

Tal tema abre portas para debates de natureza social, como o conflito de culturas entre povos, a importância da diversidade e da preservação cultural; debates de natureza ambiental, por exemplo, o aquecimento global como causa do aumento do nível do mar e vegetações e espécies se extinguindo; e, também, questões de natureza econômica, como o desaparecimento de territórios, que representa uma falta dos meios de produção que garantem trabalho e sustento para moradores locais.

Também devem ser discutidas as formas que os Estados com influência e melhor condição econômica vão auxiliar em estudos para a reversão de tal cenário, preservação da cultura das ilhas e, se necessário, evacuação das mesmas, levando em consideração que diversas delas foram colônias por certo tempo ou ainda pertencem a determinados Estados como o Hawaii é parte dos EUA.

Carlos Sen Nan Chen
Matheus Moreira
Natalia Monti Bertaglia

Top