Site FAAP
faltam 70 dias

UNODC

Secretaria das Nações Unidas para Drogas e Crimes

Corrupção: como tornar os governos mais transparentes?

Caros delegados,

É com imenso prazer que nós, diretoras da Secretaria das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC), os recebemos para o XV Fórum FAAP de Discussão Estudantil 2018.

A corrupção é um dos maiores problemas estruturais vivenciados no mundo, pois prejudica o funcionamento do setor público e os investimentos sociais em benefício de poucas pessoas.
Esse conflito não é exclusivo do Brasil ou de uma frente específica do poder, visto que se manifesta como uma questão diretamente atrelada à busca individual de benefícios sejam quais forem. Dessa forma, todos os países, em maior ou menor grau, apresentam corrupção e tráfico de influências.

Por essa razão, a Transparência Internacional – uma organização não governamental – elaborou o chamado Índice de Percepção da Corrupção (IPC), que apresenta uma lista organizada sobre os países mais corruptos do mundo e os locais onde esse problema apresenta-se em menor grau. Por meio do índice, foi constatado que os países mais corruptos, em sua maioria, são de economias subdesenvolvidas ou emergentes.

Em vista disso, com o apoio do Guia que lhes será concedido, o objetivo dos senhores delegados neste Fórum FAAP será formular medidas para reduzir a corrupção e, assim, tornar os governos mais transparentes.

Estamos ansiosas para auxiliá-los no processo de discussão em busca de soluções para esse problema tão recorrente. Desejamos que vocês tenham um excelente processo de estudo e um ótimo debate. Nós nos vemos no XV Fórum FAAP de Discussão Estudantil 2018!

Beatriz Raykov,
Giovanna Mantoani,
Ana Beatriz Bizato.

Top