Instituto Confúcio FAAP Símbolo Mandarim Acesse o site da FAAP» Acesse o Portal FAAP

Aconteceu

14 de abril de 2016: Espetáculo teatral “Zheng He – quando os navios-dragão chegaram”

Em cooperação com o Colégio São Bento, o Instituto Confúcio para Negócios FAAP convidou o grupo teatral austríaco Karin Schäfer para uma representação de marionetes chinesas, retomada com toque moderno.

O espetáculo foi realizado na quinta-feira, 14 de abril no teatro São Bento, no centro de São Paulo.

Este espetáculo conta a história de Zheng He, o grande explorador, através das histórias das personagens que o conheceram nas suas viagens: em cada país por onde passou, ou deixou uma história, ou uma anedota. Cada história é apresentada por uma figura que representa uma das principais temáticas das suas viagens: um acadêmico da Arábia que partilha conhecimentos científicos com a expedição chinesa; um pescador africano que ajuda a trazer animais para os navios-dragão, incluindo uma girafa; e uma mulher de negócios do Sião que conhece o propósito econômico desta expedição.

As histórias são contadas usando “palavras estranhas”, cada personagem fala na sua língua materna, e o mais surpreendente é que a pesar disso através da combinação de diferentes impressões visuais, animação e música todos conseguiram entender!

O espetáculo foi apresentado em 11 diferentes países: Alemanha, Áustria, Sérvia, Turquia, Portugal, Sri Lanka, Senegal, França, China, Espanha e Israel.

Sobre a Companhia Karin Schäfer Figuren Theater

Karin Schäfer, nascida e criada em Viena, estudou “arte das marionetes” no Instituto de Teatro em Barcelona e trabalhou por vários anos na Espanha, com diversos teatros e artistas, até fundar sua primeira companhia teatral. Voltou para Áustria em 1993, onde fundou a “Karin Schäfer Figuren Theater”, em Viena.

"Karin Schäfer Figuren Theater" baseou seu trabalho nas técnicas clássicas de marionetes e sempre destacou-se nas disciplinas artísticas pela integração de artes visuais, música, vídeo e filmes de animação e meios de comunicação diversos que propusessem resultados novos e criativos a cada espetáculo. Foi a partir destas fontes que, ao longo dos últimos anos, Karin Schäfer desenvolveu sua própria forma de fazer arte, o "Visual Theatre". Karin Schäfer e sua companhia foram convidadas para apresentações em mais de 37 países, ganhando uma série de prêmios em festivais e concursos. Desde 2003 atua como diretora do Festival de Visual "PannOpticum" Teatro na Áustria.

Informações: http://www.figurentheater.at/english/zheng_he.html

Instituto Confúcio para Negócios FAAP

Campus SÃO PAULO
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - São Paulo | (11) 3662-7288

Campus RIBEIRÃO PRETO
Av. Independência, 3670 – Jd. Califórnia - Ribeirão Preto | (16) 39136349

CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Rua Rodrigo dos Reis Tuy, 650



e-mail: institutoconfucio@faap.br

Facebook Twitter Google Plus Foursquare YouTube Instagram

Topo