Fundação Armando Alvares Penteado
  • Português
  • Inglês
  • Francês
  • Espanhol

+55 11 3662-7159

Internacionalização & Idiomas FAAP

Programa de Intercâmbio

Programas Bilaterais

Os alunos interessados em estudar no exterior através dos Programas Bilaterais deverão apresentar ao Departamento de Intercâmbio e Internacionalização sua candidatura com a seguinte documentação:

  1. Formulário de Inscrição da FAAP
  2. Guia do intercâmbio
  3. 1 foto tamanho 3 x 4
  4. Cópia autenticada da página de identificação do passaporte vigente (caso o aluno possua mais de uma nacionalidade, deverá apresentar cópia dos demais passaportes e indicar qual será utilizado para a solicitação do visto de estudante).
  5. Curriculum vitae na língua do país selecionado. Modelo em Português.
  6. Carta de apresentação na língua do país selecionado, expressando os motivos pelos quais deseja estudar na instituição estrangeira. Modelo em Português.
  7. Duas cartas de recomendação de professor ou diretor da faculdade na língua do país selecionado.
  8. Histórico Escolar da FAAP com tradução juramentada para a língua do país selecionado. O histórico deverá ser solicitado juntamente à Central de Atendimento ao Aluno (prédio 4 – subsolo). 
    OBS: Não há necessidade de tradução no caso dos países de língua espanhola. Para alguns cursos, as universidades anfitriãs podem exigir trâmites de legalização.
  9. Declaração Financeira na língua do país selecionado com firma do assinante reconhecida em cartório. Modelos em: PortuguêsInglês e Espanhol.
  10. Os alunos da Faculdade de Artes Plásticas deverão enviar um portfólio para o email rel.internacional5@faap.br.
  11. Candidatos ao intercâmbio através dos Programas Bilaterais deverão preencher o Application Form da universidade anfitriã (encontrado em seus respectivos sites)
  12. Pagamento da Taxa de Intercâmbio no valor de R$ 490,00 na Central de Atendimento ao Aluno (Prédio 4 – subsolo)
  13. Fluência no Idioma. Cada instituição tem uma exigência específica com relação à proficiência do idioma. Os alunos devem ter conhecimento prévio da língua para participar dos programas no exterior e é obrigatória a apresentação de alguma documentação que comprove a fluência no idioma em que o curso é ministrado. Para cursos em inglês é exigida a apresentação do exame de proficiência TOEFL (www.toefl.org) ou IELTS (www.ielts.org).