Artigos & Insights

Influenciadores Digitais Brasileiros: Dados e Insights

Este estudo fez uma análise dos perfis de influenciadores digitais brasileiros com diferentes quantidades de seguidores e, também, comparou seu engajamento com contas similares do mundo todo. Com base em uma ferramenta de inteligência artificial, foi realizada uma análise dos seguidores de um grupo de vinte e cinco influenciadores digitais selecionados para, entre outras possibilidades, identificar seguidores falsos e sua interferência no engajamento do perfil.

Autor:
Prof. Eric Messa

Colaboradora:
Anna Beatriz P. Guerra

[ Download do PDF ]

Qualidade no Atendimento ao Cliente nas Redes Sociais

A pesquisa realizada com apoio de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Moda e Engenharia, mediu a qualidade do atendimento de marcas de moda no Instagram. Foram avaliadas questões relacionadas a trocas, frete, matérias-primas, entre outras, observando-se a qualidade da resposta e o tempo de resposta de cada marca. Foram analisadas 61 marcas, de diversos perfis, tamanhos e número de seguidores.

Autor:
Prof. Thiago Costa

Colaborador:
Prof. Gabriel Ishida

Alunos:
Amanda Corrêa Campos
Ana Thereza Constantino
Danielle Bezerra Mendonça Cavalcante
Isabela Guimarães Andrade
Leonardo Pereira Mendes de Oliveira
Marcela Petrone Marani
Maysa Ditchfield
Paola Kalil

[ Download do PDF ]

Que Pré-candidato Dominou as Redes?

Este estudo busca se aprofundar nos grandes nomes que flutuavam na mídia tradicional às vésperas de abril de 2018, primeiro marco de requisitos para uma eventual candidatura, e como eles se portaram em suas páginas oficiais do Facebook até o começo de agosto de 2018, quando passaram de pré-candidatos para, oficialmente, se lançarem em campanha.

Autor:
Prof. Victor Dias Grinberg

Alunos participantes:
Fernando Brandão Schirra
Isabela Felix
Natalia Marioto Siqueira
Victoria Castelli

[ Download do PDF ]

Bolsonaro e o Facebook

As eleições presidenciais de 2018 foram marcadas pelo acirramento ideológico e pela polarização das campanhas, principalmente pelo fato do pleito adentrar para o segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Sem agenda oficial, as redes sociais foram decisivas para aproximar o candidato do eleitorado e, com esse espírito, consagrou sua vitória sem as atividades de campanha consideradas fundamentais até então. Este artigo busca analisar o tripé da presença digital de Bolsonaro nos últimos meses de campanha eleitoral.

Autor:
Prof. Victor Dias Grinberg

Aluna participante:
Natalia Marioto Siqueira

[ Download do PDF ]

Para mais informações
preencha os campos abaixo:

Nome*

Sobrenome*

Telefone/Celular*

Email*

Aluno FAAP?

Sim Não

* Preenchimento
  Obrigatório
cancelar