NOVO ESTUDO DA FAAP REVELA FREQUENTE INCIDÊNCIA DE SEGUIDORES FALSOS NO PERFIL DE INFLUENCIADORES BRASILEIROS

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Ter seguidores falsos é algo inevitável para os influenciadores digitais. É o que aponta o novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, que analisou 25 importantes perfis da área de moda, beleza e estilo de vida.

O estudo mostra que os influenciadores, independente do nível de abrangência, possuem cerca de 15% e até 25% de seus seguidores formados por perfis falsos ou que utilizam ferramentas para gerar interações automatizadas.

Os dados apontam para a hipótese de que a existência de contas falsas (fake followers) é uma constante que não se pode evitar, seja para influenciadores com mais de um milhão de seguidores ou mesmo para os menores, com até 10 mil. A existência de seguidores falsos não é uma prova concreta da compra de fake followers. Para que passem despercebidas, contas falsas começam a seguir influenciadores por iniciativa própria.

Isso evidencia que o volume de seguidores de um influenciador digital não é uma boa métrica para medir o resultado de uma publicação. Para isso, existem métricas mais eficazes como a de engajamento autêntico, que são as interações identificadas pela ferramenta de análise como feitas por pessoas reais. Outra medição utilizada é o índice de qualidade de audiência, que faz o cruzamento de métricas.

Esse é o primeiro estudo feito pelo CooLAB, uma nova área do NiMD criada para desenvolver análises com a colaboração de professores, alunos e ex-alunos. A finalidade dessa nova área é apresentar dados e insights em prol do desenvolvimento do mercado.

O estudo completo desenvolvido pelo CooLAB, da FAAP, pode ser baixado no link: www.faap.br/nimd. Nele, é possível visualizar todos os detalhes e quadros comparativos dos cinco grupos analisados.


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Ter seguidores falsos é algo inevitável para os influenciadores digitais. É o que aponta o novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, que analisou 25 importantes perfis da área de moda, beleza e estilo de vida.

O estudo mostra que os influenciadores, independente do nível de abrangência, possuem cerca de 15% e até 25% de seus seguidores formados por perfis falsos ou que utilizam ferramentas para gerar interações automatizadas.

Os dados apontam para a hipótese de que a existência de contas falsas (fake followers) é uma constante que não se pode evitar, seja para influenciadores com mais de um milhão de seguidores ou mesmo para os menores, com até 10 mil. A existência de seguidores falsos não é uma prova concreta da compra de fake followers. Para que passem despercebidas, contas falsas começam a seguir influenciadores por iniciativa própria.

Isso evidencia que o volume de seguidores de um influenciador digital não é uma boa métrica para medir o resultado de uma publicação. Para isso, existem métricas mais eficazes como a de engajamento autêntico, que são as interações identificadas pela ferramenta de análise como feitas por pessoas reais. Outra medição utilizada é o índice de qualidade de audiência, que faz o cruzamento de métricas.

Esse é o primeiro estudo feito pelo CooLAB, uma nova área do NiMD criada para desenvolver análises com a colaboração de professores, alunos e ex-alunos. A finalidade dessa nova área é apresentar dados e insights em prol do desenvolvimento do mercado.

O estudo completo desenvolvido pelo CooLAB, da FAAP, pode ser baixado no link: www.faap.br/nimd. Nele, é possível visualizar todos os detalhes e quadros comparativos dos cinco grupos analisados.


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FAAPCast recebe Eduardo Toldi, Diretor Criativo da Egrey e ex-aluno de economia da FAAP 

Personalidade, sofisticação e beleza definem Eduardo Toldi, criador da marca de roupas Egrey e ex-aluno de Economia da FAAP. Após se formar e trabalhar no mercado financeiro, com a crise financeira de 2008, Eduardo decidiu mudar de setor e resgatar o trabalho com moda e tecelagem, ramo com o qual sua mãe e avós já tinham experiência. Até que, em 2011, Eduardo fundou a própria marca de moda contemporânea, a Egrey . “Egrey é a mistura de cinza com Eduardo. E cinza é a mistura de preto com branco e tem muitas nuances entre o preto e o branco. E eu acho que eu sempre fui meio detalhista”, afirma o Diretor Criativo.   A Egrey atende diversos estados do Brasil, porém o seu foco de vendas é o estado de São Paulo, principalmente no eixo que se divide entre os bairros Higienópolis, Jardins e Itaim, onde inclusive se localizam as duas lojas físicas, uma na rua da Consolação e a outra no Shopping Iguatemi.   Eduardo considera importante as colaborações entre os criadores. Uma coleção cápsula que fez muito sucesso entre as suas clientes foi fruto da parceria com Lucas Nascimento, “dentro dessa jornada do cliente eu acho que as colaborações são muito importantes. E tem tantas pessoas talentosas, como o Lucas Nascimento, que já ganhou muitos prêmios fora do Brasil. Eu achei que as minhas clientes iam gostar de conhecer os produtos dele”.   Outra collab que merece destaque foi realizada em 2020 com a consultora de estilo, Gloria Kalil.  “O processo começa na parte do desenho, no que a gente imagina, no público que a gente quer atingir, no que a gente quer trazer de novidade, depois vem a pesquisa, pilotagem, escolha do tecido etc, e só depois a comercialização. É uma jornada longa”, explica Eduardo sobre a criação de coleções.  Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Toldi e da sua marca Egrey, acesse o canal oficial do FAAPCast no Youtube.


Na FAAP

FAAPCAST recebe Cristina Prado, Diretora Comercial da True Source e ex-aluna FAAP

Cristina Ferraz de Almeida Prado é empresária e uma das grandes referências no mercado de nutrição esportiva e bem-estar no Brasil. Cofundadora do Empório Frutaria e diretora comercial das marcas True Source e Fast Nutri, Cristina integra um dos maiores grupos do segmento no país, alcançando resultados notáveis em sua carreira. A trajetória de Cristina começou quando ingressou no curso de Direito da FAAP. Incentivada por amigos e familiares que também estudaram na Fundação, ela escolheu a instituição por sua excelência acadêmica. Ela sempre gostou de empreender e afirma que o Direito foi essencial para entender questões fundamentais como contratos e tributação. Cristina explica que o Direito é uma formação abrangente, assim como a Administração, e esses devem ser os cursos buscados por quem pretende seguir o caminho do empreendedorismo. Mesmo durante a faculdade, Cristina já alimentava o sonho de empreender. Seu primeiro passo foi como sócia no mercado de produtos naturais, experiência que proporcionou os aprendizados fundamentais para a consolidação de seus negócios atuais. Paralelamente, ela sempre esteve conectada ao universo da alimentação saudável e da suplementação, áreas que viriam a se tornar sua paixão e foco de atuação. Além de sua carreira como empreendedora, Cristina também é atleta de alta performance e já explorou mais de 50 países, unindo seu amor pelo esporte ao desenvolvimento pessoal e profissional. Essa vivência internacional ampliou sua visão de mercado e influenciou diretamente sua abordagem inovadora nos negócios. Outro ponto que destaca Cristina como uma líder diferenciada é seu compromisso com a diversidade. Atualmente, mais de 60% do time sob sua gestão é composto por mulheres, muitas delas ocupando posições estratégicas. Para ela, a valorização de perspectivas diferentes é essencial para o sucesso empresarial. Saiba mais sobre a trajetória de Cristina no episódio completo:

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