NOVO ESTUDO DA FAAP REVELA FREQUENTE INCIDÊNCIA DE SEGUIDORES FALSOS NO PERFIL DE INFLUENCIADORES BRASILEIROS

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Ter seguidores falsos é algo inevitável para os influenciadores digitais. É o que aponta o novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, que analisou 25 importantes perfis da área de moda, beleza e estilo de vida.

O estudo mostra que os influenciadores, independente do nível de abrangência, possuem cerca de 15% e até 25% de seus seguidores formados por perfis falsos ou que utilizam ferramentas para gerar interações automatizadas.

Os dados apontam para a hipótese de que a existência de contas falsas (fake followers) é uma constante que não se pode evitar, seja para influenciadores com mais de um milhão de seguidores ou mesmo para os menores, com até 10 mil. A existência de seguidores falsos não é uma prova concreta da compra de fake followers. Para que passem despercebidas, contas falsas começam a seguir influenciadores por iniciativa própria.

Isso evidencia que o volume de seguidores de um influenciador digital não é uma boa métrica para medir o resultado de uma publicação. Para isso, existem métricas mais eficazes como a de engajamento autêntico, que são as interações identificadas pela ferramenta de análise como feitas por pessoas reais. Outra medição utilizada é o índice de qualidade de audiência, que faz o cruzamento de métricas.

Esse é o primeiro estudo feito pelo CooLAB, uma nova área do NiMD criada para desenvolver análises com a colaboração de professores, alunos e ex-alunos. A finalidade dessa nova área é apresentar dados e insights em prol do desenvolvimento do mercado.

O estudo completo desenvolvido pelo CooLAB, da FAAP, pode ser baixado no link: www.faap.br/nimd. Nele, é possível visualizar todos os detalhes e quadros comparativos dos cinco grupos analisados.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Ter seguidores falsos é algo inevitável para os influenciadores digitais. É o que aponta o novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, que analisou 25 importantes perfis da área de moda, beleza e estilo de vida.

O estudo mostra que os influenciadores, independente do nível de abrangência, possuem cerca de 15% e até 25% de seus seguidores formados por perfis falsos ou que utilizam ferramentas para gerar interações automatizadas.

Os dados apontam para a hipótese de que a existência de contas falsas (fake followers) é uma constante que não se pode evitar, seja para influenciadores com mais de um milhão de seguidores ou mesmo para os menores, com até 10 mil. A existência de seguidores falsos não é uma prova concreta da compra de fake followers. Para que passem despercebidas, contas falsas começam a seguir influenciadores por iniciativa própria.

Isso evidencia que o volume de seguidores de um influenciador digital não é uma boa métrica para medir o resultado de uma publicação. Para isso, existem métricas mais eficazes como a de engajamento autêntico, que são as interações identificadas pela ferramenta de análise como feitas por pessoas reais. Outra medição utilizada é o índice de qualidade de audiência, que faz o cruzamento de métricas.

Esse é o primeiro estudo feito pelo CooLAB, uma nova área do NiMD criada para desenvolver análises com a colaboração de professores, alunos e ex-alunos. A finalidade dessa nova área é apresentar dados e insights em prol do desenvolvimento do mercado.

O estudo completo desenvolvido pelo CooLAB, da FAAP, pode ser baixado no link: www.faap.br/nimd. Nele, é possível visualizar todos os detalhes e quadros comparativos dos cinco grupos analisados.


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

MasterClass: Insights Exclusivos sobre Projetos Vencedores do Prêmio Master Imobiliário

A FAAP, integrante da Comissão Julgadora do Prêmio Master Imobiliário, tem a satisfação de anunciar a continuação da série MasterClass: Insights Exclusivos sobre Projetos Vencedores, realizado pela FIABCI-BRASIL e o Secovi-SP. O evento acontece no dia 25 de fevereiro, das 9h às 12h, na sede das entidades, em São Paulo. Este evento faz parte de uma série exclusiva que visa proporcionar uma visão aprofundada dos projetos mais inovadores e impactantes que foram premiados no Prêmio Master Imobiliário 2024. Nesta edição serão explorados três empreendimentos premiados, que se destacaram pela inovação, qualidade e impacto no mercado. QUADDRA Butantã – Vencedor na categoria Habitação Econômica, este empreendimento de grande porte conta com 1.197 apartamentos e se tornou um grande sucesso de vendas, elevando o padrão de qualidade do segmento. Ayra Pinheiros – Premiado na categoria Multifamily, esse projeto inovador traz uma torre de 25 andares e soluções modernas para moradia por assinatura, um conceito em crescimento no Brasil. GLP Guarulhos 2 – Na categoria Empreendimento Logístico, destaca-se como o maior condomínio logístico Triple A do Brasil, com infraestrutura sustentável certificada LEED Gold e localização estratégica para empresas de e-commerce. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre esses projetos de sucesso e se inspirar com insights exclusivos do setor imobiliário! Inscreva-se: https://secovi.com.br/evento/3a-edicao-masterclass-insights-exclusivos-sobre-os-projetos-vencedores/ Data: 25 de fevereiro de 2025 Horário: 9h às 12h Local: Rua Doutor Bacelar, 1043 – 2° andar – Vila Mariana – São Paulo (sede


Business and International Affairs

Pós-Graduação em Estudos Regionais: América Latina abre vagas para turma em 27 de março de 2025

A FAAP está com inscrições abertas para o Curso de Especialização Lato Sensu em Estudos Regionais: América Latina, com início em 27 de março de 2025. O programa faz parte de um projeto institucional que visa integrar perspectivas globais e regionais aos cursos da FAAP, alinhando-se às necessidades do mercado de trabalho e ampliando o conhecimento sobre a realidade dos países latino-americanos.  Com uma abordagem interdisciplinar, o curso combina estudos culturais com treinamento profissional avançado, visando aprofundar a compreensão da América Latina contemporânea. A pós-graduação oferece duas trilhas de formação: uma voltada para Administração, Relações Internacionais e Economia, e outra para Arte e Cultura, atendendo às demandas de profissionais que buscam se especializar nas questões regionais da América Latina.  A trilha de Administração, Relações Internacionais e Economia analisa a história recente da região, o estado de direito, processos democráticos e questões econômicas e ambientais, com foco em relações internacionais intra-regionais e com outros países. Já a trilha de Arte e Cultura investiga as culturas regionais, movimentos filosóficos, literários e artísticos, relações sociais, diversidade, interculturalidade e relações de gênero, abordando a descolonização e seus efeitos nas manifestações sociais, culturais e artísticas.  O curso inclui disciplinas obrigatórias sobre a realidade latino-americana, seminários de integração e aulas de idiomas (espanhol, português e chinês), além de atividades presenciais no campus da FAAP e encontros síncronos on-line. O programa também oferece projetos de cooperação virtual (COIL) com outras universidades da América Latina e a participação de professores estrangeiros renomados em palestras e seminários.  Os alunos poderão cursar disciplinas em instituições de ensino superior parceiras da FAAP e têm a possibilidade de continuar seus estudos no exterior. O curso também proporciona experiências internacionais, como visitas técnicas e a Missão do Cone Sul, que inclui países como Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.  Saiba mais:


Internacional

Curso de Chinês para Negócios começa em 24 de fevereiro

O Curso de Chinês para Negócios, oferecido pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP, visa ensinar o Mandarim em seus principais aspectos – escrita (ideogramas), leitura, fala e compreensão – enquanto desenvolve a competência intercultural dos alunos. Para garantir uma imersão completa no idioma, as aulas são ministradas exclusivamente por professores nativos chineses e utilizam materiais recomendados pelo HANBAN. Além disso, o curso inclui preparação para o teste HSK, exame oficial de proficiência em chinês. Dividido em dois módulos, curso é destinado a pessoas que desejam fazer negócios com chineses, que trabalham em uma empresa chinesa ou que desejam aprender a língua, mas não têm disponibilidade para ir presencialmente às aulas. Chinês para Negócios I Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Chinês para Negócios II Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Importante: Para ingressar diretamente no módulo II, é necessário demonstrar conhecimento prévio do idioma. Início das aulas: 24 de fevereiro de 2025 Mais informações e inscrições: https://www.faap.br/extensao-e-livres/chines-para-negocios/ Não perca essa oportunidade única de impulsionar sua carreira e se destacar no competitivo mercado de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter