Os podcasts vêm ganhando o gosto dos veículos de comunicação e de plataformas de redes sociais, que encontraram na ferramenta uma nova forma de levar informação e entreter o seu público. Tendo em vista o crescimento das produções e do hábito de consumi-las, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP) desenvolveu um novo estudo que traz à tona insights sobre o caminho dessa forma de distribuição de conteúdo no Brasil.
O estudo foi desenvolvido a partir do cruzamento de dados de duas pesquisas distintas. A primeira, com informações trazidas pela PodPesquisa, que teve sua quarta edição divulgada no final de 2018. Com o apoio da Rádio CBN, recebeu mais de 22 mil respostas, o que a torna, até agora, a maior pesquisa sobre o universo de podcasts já realizada no País.
Foram extraídos deste universo 1.079 podcasts brasileiros para inicialmente analisar quais os formatos e gêneros mais usuais e, a partir daí, levantar possíveis demandas que oferecem nichos a serem mais bem explorados na podosfera.
A outra pesquisa utilizada é um levantamento de dados qualitativos com 300 respondentes feito com o apoio da empresa de tecnologia MindMiners, especializada em pesquisa digital.
Um dos primeiros dados levantados pelo estudo do NiMD FAAP diz respeito às principais categorias de podcasts existentes no Brasil. Cinema, Séries e Cultura Pop alcançaram a primeira colocação, com 20,9% do conteúdo, seguidos por Esporte e Recreação (10,1%), Comportamento (9,5%), Notícias e Política (7,6%) e Games (6,9%).
Temas que são normalmente encontrados em blogs e redes sociais como Moda e Beleza, Crianças e Família, e Gastronomia obtiveram baixíssima porcentagem de podcasts exclusivamente dedicados aos temas: 0,3%, 05% e 0,7%, respectivamente.
Não foi encontrado nenhum conteúdo sobre Adulto/Erotismo na pesquisa quantitativa. Mas, apesar de haver uma dificuldade das pessoas em admitir que consomem esse tipo de produto, na pesquisa qualitativa, feita pela MindMiners, quase um em cada quatro respondentes citou que gostaria de encontrar mais esse tipo de conteúdo.
Entre os 1.079 podcasts analisados, também foram identificados os formatos mais existentes: mais da metade (55,3%) está no formato bate-papo, quando há dois ou mais integrantes conversando entre si. Pouco explorados, ou com demanda reprimida, mas que se configuram um caminho para os produtores, estão os formatos de debate (9,7%), documentário/jornalismo (5,5%), jogos/games shows (0,6%) e storytelling/audiodrama (1,9%).
Outros dados apontados no estudo do NiMD FAAP:
•O termo podcast ainda apresenta uma difícil associação com o que representa: 30% dos respondentes não souberam defini-lo; mas mais da metade já compreende o nome.
•Entre os 108 respondentes ouvintes de podcasts (36% do total), alguns dos assuntos preferidos são: Comédia, Tecnologia, Música, Cinema/Séries/Cultura Pop, Arte e Cultura, Games e Educação.
•A aceitação a podcasts com mais de uma hora de duração é pequena: apenas 8%.
•A frequência de publicação dos episódios deve ser semanal para 29% dos que acompanham podcasts; 44% deles avaliam que é melhor que haja de duas a três atualizações semanais; apenas 21% demostra preferência por conteúdos diários.
Além do professor Marcelo Abud, crítico de rádio, o estudo do NiMD FAAP também tem como coautores os ex-alunos da FAAP Cesar Yuji Ishikawa e Luiz Dias Gonzaga. O conteúdo completo pode ser conferido na área de Artigos e Insights no link: http://www.faap.br/nimd/