Notícias

Mostra Ecofalante de cinema acontece na FAAP nos dias 30 e 31 de março – Sessões abertas ao público

A Amazônia e a proliferação de favelas em grandes centros pelo mundo são temas abordados por dois filmes exibidos na FAAP pelo Circuito Universitário da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. As sessões, gratuitas, serão seguidas de debates com professores e convidados e integram a programação dos Encontros de Comunicação da FAAP.

Para participar, basta chegar com pelo menos meia hora de antecedência, levando documento original com foto e se dirigir à portaria G1 (Rua Alagoas, 903). As sessões serão realizadas às 14h, no Auditório 1 do prédio 3.

No dia 30 de março será exibido o filme “Amazônia Desconhecida”, dos brasileiros Daniel Augusto – ex-aluno de Cinema da FAAP - e Eduardo Rajabally. O documentário aborda os conflitos na Amazônia brasileira de hoje, acompanhando o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço – índios, fazendeiros, sem terra, garimpeiros, entre outros. São entrevistados cientistas, especialistas e personalidades, com o objetivo de mapear o perfil atual e as consequências da ocupação humana da Amazônia brasileira.

No dia seguinte (31 de março), o filme exibido será “Favelas: As Cidades do Amanhã”. Trata-se de uma produção canadense que observa, por meio de uma perspectiva sociológica e filosófica, estruturas de favelas construídas em escala humana e proporciona um olhar íntimo sobre seus habitantes. Partindo da premissa de que hoje uma em cada seis pessoas vive em uma favela, ocupação ou outra habitação precária, o filme nos leva em uma viagem através dos continentes: Mumbai, na Índia, onde existe a maior favela da Ásia; a Rabat, Marrocos, no que antes foi uma fértil área agrícola; a uma ocupação em Lakewood, New Jersey; a um bairro de trailers em Marselha, na França; e a uma comunidade nativa em Kitcisakik, Quebec.

É o segundo ano que a FAAP participa do Circuito Universitário da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – sempre com sessões abertas ao público. Os filmes da mostra possuem excelente qualidade cinematográfica, abordam temáticas socioambientais e grande parte é inédita no Brasil. O objetivo dos organizadores é promover a reflexão e o debate de nossa realidade a partir da experiência do cinema.

Circuito Universitário da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental/Encontros de Comunicação FAAP
Datas
30/03 – “Amazônia Desconhecida”
31/03 – “Favelas: As Cidades do Amanhã”
Horário: 14h
Endereço: Auditório 1 do Prédio 3 da FAAP Entrada pela Portaria G1 (Rua Alagoas, 903).
Obs: chegar com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto.

Publicado em 22 de março de 2016

Topo