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Relatório #MS360FAAP revela que cresce cada vez mais o número de usuários do Instagram

No começo de 2017, as 100 maiores marcas de redes sociais brasileiras tinham, em média, cerca de 800 mil seguidores em seus perfis no Instagram. No terceiro trimestre do ano, esse número cresceu para pouco mais de 980 mil. Os dados constam no último relatório #MS360FAAP, produzido pelos professores do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a Socialbakers – líder global em soluções para otimização de performance em redes sociais.

O estudo é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas - dos setores de Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional - e de seus seguidores. 

Os números indicados no último relatório - referentes a julho, agosto e setembro - mostram que a ferramenta stories - utilizada pelos usuários para a criação de vídeos curtos, que desaparecem depois de 24 horas da publicação – é, possivelmente, uma das explicações para o crescimento na quantidade de seguidores das marcas no Instagram.

Queda no Facebook

O Facebook – outra plataforma analisada pelo #MS360FAAP – teve uma ligeira queda entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2017, relativa à interação dos usuários nas fanpages das marcas do segmento de “Mídia e Notícias”, que historicamente possui o maior nível de interação.

Entre janeiro, fevereiro e março deste ano, as páginas acumularam uma média de 10.311.273 de interações (comentários, reações e compartilhamentos). Esse número desceu para 9.274.236 no trimestre de julho, agosto e setembro, representando a maior queda entre os segmentos analisados, porém todos tiveram decréscimo no item “interação”.

Apesar da queda na interação dos usuários nas fanpages das marcas no Facebook, o número de fãs cresceu no período. Porém, houve um recuo na tendência de crescimento. O segmento de “entretenimento”, por exemplo, no primeiro trimestre de 2017, tinha uma média de crescimento de 140.082 fãs. No segundo trimestre, de 114.659 e no terceiro, de 108.167.

No YouTube, a média de assinantes dos canais das marcas subiu de quase 85 mil no início do ano para mais de 110 mil assinantes no trimestre mais recente.

Outros números

- Os vídeos das marcas no YouTube tiveram, em média, 231 segundos de duração;
- As 100 marcas brasileiras com mais interações no Twitter têm, em média, 301.740 perfis seguidores;
- As empresas do segmento “Bens de Consumo” foram as que responderam mais rápido aos seus seguidores no Facebook, no terceiro trimestre do ano. Demoraram, em média, 2 horas e meia;
- 35% das postagens das TOP 100 marcas brasileiras no Instagram usam entre duas e três hashtags.

Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.

Publicado em 30 de outubro de 2017

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