Responsabilidade Social

Depoimentos

"Sempre gostei de fazer trabalhos voluntários, já trabalhei com crianças, animais e idosos. Porém, esse ano, eu e umas amigas da FAAP estávamos à procura de um trabalho voluntário para cumprir as horas complementares. Então, uma das minhas amigas sugeriu uma ONG que a gente poderia gostar. Quando chegamos a Cruz Verde, não sabíamos que se tratava de um hospital de crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral. No primeiro dia, quando estávamos conhecendo as crianças, ficamos um pouco chocadas, pois nunca havíamos tido contato com essa doença em seu estágio mais grave. Mas, não foi isso que nos deixou menos encantadas com o cuidado e o amor que todas as pessoas que trabalham lá tinham pelos pacientes. Desde então, não consigo me desvincular da Cruz Verde, me sinto cada dia mais realizada por fazer parte de uma associação tão séria que cuida de pessoas que realmente precisam de ajuda. Agora, consigo entender o significado. Formei um vinculo tão grande com alguns pacientes que, se não estou perto, sinto saudades. A retribuição que ganho fazendo esse trabalho voluntário nada mais é do que o carinho que recebo deles. Posso dizer que mesmo já tendo trabalhado com outras instituições, essa foi a que mais mexeu comigo. Se eu pudesse dar um conselho seria de que todos deveriam fazer isso ao menos uma vez, faz muito bem!"
Mariana Crippa Carinhato

“No primeiro dia que eu cheguei na FAAP, tivemos um evento de boas-vindas para os estrangeiros, no qual eu ouvi do Design Possível pela primeira vez. A Erica e o Ivo apresentaram para gente o que eles faziam (...) e eu amei. A Uolli combinou uma reunião entre Design Possível, eu e mais outras duas pessoas que tinham mostrado interesse em trabalhar com eles. Ao entrar como voluntaria, eu ajudei no começo em coisas simples. Depois disso, eu conversei com a Erica sobre meu interesse de ficar mais tempo no Brasil, mas que eu queria procurar um trabalho mais estável que eu ganhasse mais experiência. Ela me falou duma pesquisa para um produto paradidático para crianças de ensino fundamental médio. Eu entrei no projeto (...) e pude por em pratica meu aprendizado como designer.”
Maria Cancino Lopez, Intercambista FAAP – 1º semestre de 2013, pesquisa e desenvolvimento de produto paradidático

“Tive a oportunidade de participar da equipe do Design Possível por um tempo. Consegui me identificar bastante com o ideal e valores da equipe. Foram essenciais essas semanas para confirmar algumas ideias que eu já tinha na cabeça, mas que na verdade precisavam de um impulso para tomar forma e a motivação suficiente para eu me adentrar na tarefa do design social. Agora, no México, minha vida e profissão continuam sim girando ao redor do design, mas com um enfoque no design sustentável. Hoje, eu me sinto na necessidade de contribuir no desenvolvimento de um design mais inclusivo, consciente e sustentável, para diminuir as diferenças entre as classes sociais e não, pelo contrario, fazer essas distancias maiores. Agradeço muito ao Design Possível e aos professores da FAAP por terem sido parte dessa mudança na minha percepção.”
Omar Godínez Intercambista FAAP - 2º semestre de 2012

“Durante meu intercambio, trabalhei de voluntaria no Design Possível, uma empresa de desenho de impacto social, na qual pelo o design ajuda a diferentes comunidades do Brasil. Minha experiência foi incrível, tive a oportunidade não só de conhecer pessoas que admiro muito e amo muito, mas conheci uma parte do Brasil que não teria conhecido de outro jeito. Foi como deixar um pouco de mim num pais que me acolheu com os braços abertos. Durante a experiência me conheci um pouco melhor e fiz uma consciência da realidade que a América Latina esta vivendo. Depois desta experiência (...), fica uma responsabilidade na própria pessoa de criar uma diferença na realidade de hoje, agora meu trabalho tem mais sentido. Eu agradeço a FAAP, especialmente ao professor Milton pelos seus conselhos e pelo seu contato com Ivo Pons, fundador do Design Possível; assim como agradeço a Ivo e a Design Possível pelas todos seus ensinamentos e carinho.”
Miriam Sánchez - Intercambista 2º - semestre de 2012.

Voltar
FAAP SOCIAL
FAAP SOCIAL @Copyright 2002/2018 FAAP SOCIAL - Todos os direitos reservados