Responsabilidade Social

Você sabia que é possível ter várias atitudes solidárias e sustentáveis em tempos de isolamento? Veja aqui algumas dicas:

DOAÇÃO DE TECIDO PARA MÁSCARAS

DOAÇÃO DE TECIDO PARA MÁSCARAS

Em abril, a FAAP doou mais de 60m2 de tecido 100% algodão, suficientes para a produção de pelo menos 1.000 máscaras para duas comunidades: Jardim Panorama, na zona sul de São Paulo e Malvinas, em Guarulhos.

Essas comunidades já receberam apoio da FAAP em situações anteriores, como por exemplo no Natal de 2019 em que nossos alunos entregaram presentes e kits de higiene para crianças e adolescentes.

Juntamente com o tecido, foram entregues moldes e instruções de como produzir, utilizar e higienizar as máscaras, seguindo o protocolo de segurança do Ministério da Saúde, além de recomendação para manter o isolamento. Costureiras ligadas a essas comunidades ficaram encarregadas de confeccionar as peças.

Veja a matéria completa na Folha de São Paulo

#RESPIROPARAVIDA - PRODUÇÃO DE MÁSCARAS PARA COMUNIDADES

#RESPIROPARAVIDA

#RESPIROPRAVIDA é um projeto muito especial do ex-aluno do curso de moda e vencedor do FAAP MODA em 2009, Douglas Lee Harris. Sua confecção de roupas femininas - @douglasharris - pretende produzir 6.000 máscaras de proteção contra o COVID-19, a serem doadas a comunidades e abrigos da cidade de São Paulo.

Cada pessoa receberá um kit com 2 máscaras reutilizáveis de tecido nos padrões estabelecidos pela OMS, para serem intercaladas no uso, além de um impresso explicando como se deve utilizar, manusear e lavar as máscaras, em uma embalagem individual.

Uma das comunidades beneficiadas por esse projeto, a Jardim Panorama, no Morumbi, é apoiada pelo FAAP Social. Em diferentes oportunidades, foram realizados atendimento jurídico gratuito para os moradores, gincana e horta em garrafas pet para crianças, workshops sobre higiene e doações diversas.

A entidade Fala Mulher, também apoiada pela FAAP, e que trabalha com mulheres que sofreram violência doméstica, deve receber do projeto #RESPIROPARAVIDA doação de tecidos já cortados no formato de máscara, para que elas possam costurar e vender o acessório como uma fonte de renda.

Para ajudar o projeto: www.catarse.me/respiroparavida ou douglas@douglasharris.com.br

APOIO A COMUNIDADES

APOIO A COMUNIDADES

No Natal de 2019, alunos, funcionários e professores entregaram mais de 200 presentes e kits de Natal a crianças das Comunidades de Heliópolis e Malvinas. Agora, com a pandemia, as famílias precisam de mais apoio do que nunca, pois estão isoladas e não conseguem trabalhar.

Através de “vaquinhas” on-line essas comunidades estão recebendo doações de cestas básicas, água e produtos de higiene. Bora ajudar?

Saiba mais em:
Heliópolis - https://www.unas.org.br/
Malvinas: - https://www.catarse.me/por_uma_quarentena_mais_justa_9f02?ref=project_link

VOLUNTARIADO ON-LINE

VOLUNTARIADO ON-LINE

É possível fazer voluntariado mesmo em isolamento!

Há inúmeras possibilidades e as entidades precisam mais do que nunca, já que o voluntariado presencial está restrito.

Você pode editar vídeos, cuidar das redes sociais de uma Ong, conversar com idosos que estão sozinhos e muitas outras atividades.

Entre no site www.atados.com.br e participe.

DOAÇÃO DE SANGUE

DOAÇÃO DE SANGUE

Os estoques de sangue estão muito abaixo do normal em todo o Brasil, mas é possível ajudar na doação com total segurança, pois os locais de doação estão seguindo todos os protocolos recomendados.

Algumas dicas:
- saia de casa apenas para doar sangue e volte
- utilize carro particular como transporte
- evite ir a bancos de sangue em hospitais cheios

Onde doar:
- Fundação Pro-Sangue - todos os anos, realiza coleta de sangue na FAAP
- Várias unidades em São Paulo
- Doação somente com agendamento

RECICLAGEM

RECICLAGEM

Agora que estamos ficando em casa, apesar de gerarmos mais lixo, temos mais tempo para fazer o descarte correto dos resíduos.

Que tal seguir essas dicas simples:
- separe em sacos diferentes os lixos “comum” e “reciclável”
- caso sua residência não tenha esse tipo de coleta, leve os recicláveis em algum supermercado
- antes de descartar os recicláveis, “dê uma lavadinha” nas embalagens sujas, pois irá evitar doenças e pragas nas cooperativas de reciclagem
- proteja garrafas e embalagens de vidro antes de descarta-las para evitar que pessoas se machuquem

Vamos juntos pensar num meio ambiente melhor?

E você? Tem alguma sugestão de como podemos ajudar o próximo e à natureza em tempos de isolamento? Mande sua ideia para faapsocial@faap.br.

FAAP SOCIAL