“Enfrentando desafios, fazendo novas realidades” é o tema da segunda edição do TEDxFAAP, que a Fundação realizará no dia 19 de fevereiro no campus de São Paulo.
Dividido em três blocos – Como chegamos aqui?; O presente: nossos desafios e realidades; e O futuro (ou a criação das coisas que estão por vir) – o evento reunirá um time especial de palestrantes, como Sérgio Sá Leitão, ex-ministro e atual Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, a drag queen Lorelay Fox, o artista social André Soler; e o especialista em inteligência artificial Marcelo Câmara. Também já confirmaram presença a diretora da agência de publicidade 2id, Danrley Calabrezi; o psiquiatra Hermano Tavares; e a futuróloga Lidia Zuin.
Com um mundo em constante transformação, o crescimento da população, a degradação ambiental, as ondas de violência, a instabilidade social e as crises econômicas não passam despercebidos para pessoas que dedicam seu potencial, tempo e recursos em novas alternativas para mudar essa dinâmica e trazer mais sentido à vida em sociedade.Em 2018, a FAAP realizou a primeira edição do TEDx, quando debateu a formação profissional, a sociedade contemporânea e o mercado de trabalho. Na ocasião, reuniu grandes nomes da educação, como Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação; Raquel Alves, presidente do Instituto Rubem Alves; Michelle Schneider, head de Educação no LinkedIn Brasil; e o jornalista Marcelo Tas.
Bloco 1 – Como chegamos aqui?
A evolução do homo-politicus – a ideia é falar sobre a democracia na vida cotidiana por meio de uma abordagem mais prática, leve e divertida.
O fenômeno da invisibilidade – palestra sobre os desafios da desigualdade e como a postura de “fingir que o problema não está lá” não está funcionando.
Choque de culturas – o valor da arte, da expressão, do seu lugar na sociedade e como a cultura ajuda a ampliar a visão da vida.
Bloco 2 – O presente – nossos desafios e realidades
A equação do século – os impactos de uma vida diária apressada – somada ao estresse e à falta de hábitos mais saudáveis – que resulta em doenças como ansiedade, ataques cardíacos e de pânico.
Mídias Sociais e Comportamento Antissocial – como uma rede criada para unir as pessoas está, na verdade, impactando a pedra angular da interação humana.
Bloco 3 – O futuro (ou a criação das coisas que estão por vir)
O mundo até 2030: as máquinas me substituirão? – qual será o futuro dos empregos, quão sólidas são as carreiras e perspectivas do mercado de trabalho?
A linguagem do futuro – a inteligência artificial, o papel das máquinas na transformação do futuro e o que é possível ou não com os processadores.
O que vem depois do humano – como o uso de tecnologias tem mudado a vida das pessoas e, consequentemente, a relação delas com os corpos ao seu redor.
O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Outra opção também é acompanhar as apresentações, ao vivo, pela página oficial da Instituição no Facebook (www.facebook.com/naFAAP).
Inscrição para alunos, professores e funcionários. CLIQUE AQUI
Inscrição para público externo. CLIQUE AQUI
Perfis dos palestrantes
Sérgio Sá Leitão
Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, é jornalista, com pós-graduação em E-business e em Políticas Públicas. Foi diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro e diretor-presidente da RioFilme. Também assessorou a Presidência do BNDES, em que coordenou a criação do Departamento de Cultura. Participou da criação do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e da elaboração da Lei 12.485, que regulamenta a TV paga no Brasil. Na iniciativa privada, foi consultor de várias empresas e trabalhou na Folha de S.Paulo, no Jornal do Brasil, entre outros. Foi sócio de produtora, editora e agência de design. Atuou como chefe de gabinete do Ministério da Cultura (MinC) durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e como secretário de Políticas Culturais. Foi, ainda, ministro da cultura entre 2017 e 2018.
André Soler
Artista social com formação em Cinema pela FAAP e criador do projeto SP INVISÍVEL. É apaixonado por fotografia, sonhador e viciado em transformar pessoas por meio das histórias. A visibilidade é o primeiro passo para garantia dos direitos humanos.
Lorelay Fox
A drag queen é uma figura carismática, de voz acolhedora e muito politizada. Trata de forma delicada e didática assuntos polêmicos que conquistam um público variado entre jovens e adultos, gays, héteros, artistas e professores. Aposta sempre na reflexão e na educação como forma de quebrar as barreiras do preconceito. Possui meio milhão de inscritos em seu site e mais de 400 mil seguidores no Instagran.
Marcelo Câmara
É engenheiro por formação e inovador por vocação. Já atuou como desenvolvedor, especialista em segurança da informação e foi diretor setorial na Febraban. Hoje, lidera as frentes de inteligência artificial e pesquisa no departamento de pesquisa e inovação do Bradesco. Redigiu patentes e ministra palestras no Brasil e no exterior sobre inovação, segurança, inteligência artificial e futurismo.
Lidia Zuin Jornalista e futuróloga, mestre em Semiótica e doutoranda em Artes Visuais. Atua como pesquisadora de tendências de comportamento e inovação tecnológica para empresas como a Envisioning e Torus, além de ser líder do núcleo de inovação e futurismo da UP Lab, o UP Future Sight. É também social media da WinWin, professora da Aerolito e Sputnik e escritora de ficção científica.
Danrley Calabrezi
Radialista e publicitário. Depois de passar por algumas das mais importantes agências do país, fundou a 2id, agência de publicidade com foco em Music Branding que, desde 2009, desenvolve junto de seu time a identidade sonora de marcas como Chilli Beans, Morana, Oppa, Urban Arts, Labellamafia, Brooksfield Donna e Domino’s Pizza.
Hermano Tavares
É graduado e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Jogo Patológico na Universidade de Calgary, no Canadá, e também em Psicofarmacologia pela FAPESP. Entre muitas atividades, o médico fundou e coordena o Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO), o Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e o Programa de Psiquiatria e Saúde Mental Comunitária (PRO-PSICOM) do Instituto de Psiquiatria da USP. É ainda professor e autor de diversos livros.
Malu MolinaTem 25 anos e é especialista em gestão pública e social. Trabalhou na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e foi eleita conselheira e coordenadora do Conselho Municipal Participativo da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui. Trabalhou com comunicação institucional e branding no Banco Santander e no Instituto de Pesquisa de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – INEEP). Integrante do “Movimento Acredito” de renovação política, Malu também participou do Renova BR, e foi chefe da própria campanha política. Hoje é deputada estadual suplente pelo PDT-SP.
Sobre o TEDx
O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a disseminar ideias, geralmente na forma de conversas curtas e poderosas (18 minutos ou menos). Sua história começa em 1984, como uma conferência em que Tecnologia, Entretenimento e Design convergiam. Hoje, abrange quase todos os tópicos – de ciência e negócios a questões globais – em mais de 100 idiomas. Enquanto isso, os eventos do TEDx, administrados independentemente, ajudam a compartilhar ideias em comunidades do mundo todo.
TEDx FAAP
Data: 19 de fevereiro de 2019 – das 13h30 às 19h
Local: Auditório 1 – FAAPEndereço: Rua Alagoas, 903
Informações: tedx@faap.br
VAGAS LIMITADAS